domingo, 18 de julho de 2010

Mancha de Petróleo é contida!

O que tem recebido muito destaque na mídia foi a explosão de uma plataforma de petróleo Deepwater Horizon, em 20 de abril desse ano. Cinco mil barris (quase 800 mil litros) de petróleo são despejados diariamente no mar do Golfo do México. O vazamento, que foi considerado catástrofe nacional pelo governo norte-americano, é cinco vezes maior do que o previsto.


Depois de muitas tentativas ineficazes, eis que surgiu nessa quinta-feira, dia 15 de julho, uma solução temporária para o vazamento. Um dispositivo de contenção foi posicionado pela companhia petroleira BP sobre o duto danificado no Golfo do México e conseguiu capturar seis mil barris de petróleo (o equivalente a 950 mil litros).

Espera-se que o volume de óleo contido aumente em breve, informou o comandante da Guarda Costeira americana, almirante Thad Allen, neste sábado.

"No primeiro ciclo completo de 24 horas, ontem (...) eles conseguiram capturar seis mil barris do duto", disse Allen, que monitora a resposta ao vazamento.

O petróleo segue sem fluir há 4 dias, o que está animando pesquisadores e os responsáveis pelo duto. A empresa BP espera poder manter o poço selado enquanto termina a construção de um poço alternativo, que será a solução definitiva para o vazamento.

Com tudo isso, os mais prejudicados foram os animais marinhos e as aves costeiras, como foi o caso de um santuário de pelicanos na Louisiana, sul dos Estados Unidos. O petróleo cobriu 60 aves, entre elas, 40 pelicanos. Essas aves tem entre 50% e 70% de chance de sobreviver depois de ter retirado o óleo do corpo.





Agora é cruzar os dedos e esperar por um desfecho onde animais e seres humanos saiam satisfeitos.


Postado por: Daniella Patzlaff.

Nenhum comentário:

Postar um comentário