quinta-feira, 29 de julho de 2010

A Energia Eólica

A cada dia, meios que causam menos danos ao meio ambiente vêm tornando-se indispensáveis. Um deles é fazer uso de fontes de energia que não agridam tanto a natureza. Um exemplo, é a energia eólica.
É gerada pelos ventos, utilizada desde a antiguidade pelo homem, principalmente em embarcações e moinhos. A energia eólica é pouco utilizada atualmente embora seja considerada uma importante forma de energia por ser uma fonte limpa, renovável e que não agride o meio ambiente.
Funciona por meio de grandes turbinas chamadas aerogeradores, que possuem a forma de cata-vento, colocados em lugares abertos e com muito vento. Através do gerador, o movimento das turbinas gera energia elétrica.
Possui vantagens e desvantagens, como todo tipo de energia. O fato de ser uma fonte de energia inesgotável, que não emite gases poluentes nem gera resíduos e é uma das fontes mais baratas de energia são alguns dos fatores positivos mais relevantes. Também é importante ressaltar que não necessita do abastecimento de combustíveis e requer muito pouca manutenção.
Um dos empecilhos desse tipo de energia é o que o vento não sopra com intensidade suficiente o ano todo e para que a turbina gire, ele deve atingir uma velocidade superior a 20 Km/h.
Cerca de 30% da eletricidade produzida a partir do vento é criada na Califórnia.

Postado por: Bruna Misturini.

Nenhum comentário:

Postar um comentário