terça-feira, 3 de agosto de 2010

As Usinas Hidrelétricas

Uma das matrizes energéticas mais utilizadas no Brasil hoje são as usinas hidrelétricas, uma forma renovável que utiliza-se da energia potencial gravitacional da água represada, para transformar em energia. Mais eficaz e menos nocivo do que as usinas térmicas, vem ganhando espaço não somente no Brasil, mas também em outros países.

Embora as pessoas sejam a favor da construção delas, órgãos de proteção ao meio ambiente acretitam que essa não seja a melhor forma e a menos impactante para o planeta, pois, para contruir uma dessas usinas unfluencia-se no funcionamento de rios, alaga-se áreas extensas de produção de alimentos e florestas, altera fortemente o ambiente e com isso prejudicam muitas espécies de seres vivos.
Além disso, existem tribos indígenas que habitam áreas próximas aos rios onde são construídas as represas, assim obrigadas a transportarem-se para outras regiões deixando seu habitat e cultura.
Diante dos fatos somos levados a acreditar que as usinas hidrelétricas estão longe de solucionar os problemas que afetam a sociedade e o meio ambiente. É desejo de todos que exista um consenso dos dois lados, um nessecitando de energia e outro querendo preservar o que resta do meio ambiente.


Postado por: Germano

Nenhum comentário:

Postar um comentário