terça-feira, 3 de agosto de 2010

Novidade ecológica: Carro movido a energia Solar!


Após serem estabelecidas as regras sobre que restringem a emissão de poluentes, as pesquisas sobre carros movidos a energia solar aumentaram.

A principal característica destes veículos é o fato de serem silenciosos, não poluentes, e terem autonomia ilimitada durante o dia, até mesmo quando o céu está encoberto. Têm velocidade máxima de 50 Km/h.

O carro se move graças à energia fotovoltaica que usa como matéria prima o silício, convertendo a irradiação solar em eletricidade partindo de processos que se desenvolvem ao nível atômico nos materiais que são constituídos. Tem havido um grande esforço de investigação e de desenvolvimento tecnológico, para aumentar o quociente entre a irradiação solar que incide na célula e a energia elétrica produzida.

O problema é a pouca autonomia dos carros elétricos. Isto acontece não por culpa dos motores elétricos (que podem atingir uma eficiência até 90%, se comparados com os motores de combustão mais recentes que não vão além de uma eficiência de 40%), mas sim pela dificuldade de armazenar a energia elétrica. Ou seja, o problema está nas baterias que além de volumosas, pesadas e pouco eficientes, têm pouca capacidade de armazenamento de energia.


O carro abaixo é o Fiat Phylla, um carro com funcionamento a base de energia elétrica coletada por painéis solares e motor de hidrogênio. Feito inteiramente por materiais recicláveis e com zero de emissões de poluentes. O carro mede 1,98 metros de altura e tem 2,99 metros de comprimento, pesando apenas 750 quilos.

Quanto ao desempenho, depende dos dois modelos de bateria. A iônica de lítio permite que a máquina rode 145 quilômetros por carga, enquanto a de polímeros de lítio rende 220 quilômetros de autonomia. Ambas chegam à velocidade máxima de 130 quilômetros por hora e fazem de 0 a 50 quilômetros por hora.

Por ser considerado por muitos como “veículo do futuro” e estar adiantado na tecnologia solar automotiva, o veículo vai ganhar concorrentes de BMW, Honda, Volkswagen e Toyota nos próximos meses. Todas elas já revelaram estar desenvolvendo carros movidos à luz solar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário